sábado, 18 de junho de 2011

   Aliança Eterna

  Creio que este é um assunto muito importante para entendermos como o deve ser o trabalho na intercessão profética e como podemos se manifestar no Corpo de Cristo.

  Para isto iremos estudar  sobre esta aliança, a aliança eterna que entendemos, é a manifestação do propósito do Senhor aqui na Terra.

    Isaías   24 : 4 – 6  “e quebraram a aliança eterna “

   Interessante notar que o profeta Isaías está falando sobre a conseqüência que veio sobre a terra por estar contaminada por causa da atitude dos moradores da terra.

  Importante que ele afirma que a terra estava contaminada, que a maldição estava consumindo a terra, isto é a conseqüência pela desobediências das leis de Deus, por alterarem seus estatutos e quebrarem a aliança com o Senhor.

   Efésios   3 : 11  “ segundo o eterno propósito “; a aliança eterna é a manifestação do propósito do Senhor aqui na terra

    Quando Deus criou o homem, Ele o criou com um propósito específico implantar o Seu reino aqui na Terra.

    Para que o homem pudesse cumprir com o propósito de Deus aqui na Terra e sua missão fosse efetiva, Deus propiciou condições necessárias para o cumprimento das suas tarefas.

    Gênesis  2 : 8   “ lugar adequado, um abrigo, uma moradia “ abrigo para o homem.
                2 : 9  “ alimento, provisão para o sustento “ provisão para o homem.
                2 : 10 “ pôs termos, trouxe segurança “ segurança para o homem.

No Jardim do Éden esteve a disposição do homem os elementos básicos da aliança de Deus com os povos da terra, para que o homem pudesse viver e cumprir sua missão aqui na Terra.

É interessante quando vemos Deus chamando um homem chamado Abrão, para fazer aliança com Ele vemos pela palavra estes mesmos elementos básicos da aliança de Deus com os moradores da Terra.

Gênesis  12 : 1 – 3   “ A chamada de Abrão “

Gênesis  15 : 9 – 18  “  A aliança de Deus com Abrão “

Através de Abraão e Sara o Senhor iria gerar para si uma nação chamada Israel. ( a nação escolhida por Deus para estabelecer o seu propósito e manifestar a sua aliança aqui na Terra)

Êxodo  19 : 3 – 5  “ agora pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis minha propriedade peculiar “

O princípio da aliança eterna está na obediência a Deus, um elemento essencial no seu relacionamento com o homem, pois o homem teria que ouvi-lo e obedece-lo segundo os termos da Sua aliança.

A aliança é um assunto extremamente importante para Deus em sua palavra, pois Ele declara que nunca invalidaria uma aliança feita com o homem.

Observação: O Senhor fala 3 vezes com a Nação de Israel sobre aliança que deveria ser exclusiva com Jeová. (Êxodo 23: 32; 34:12 / Deut. 7: 12)

A intercessão profética tem como função manifestar as promessas de Deus e a lembrança da sua aliança .


     Entendendo a aliança eterna, a base para a leitura espiritual

   Precisamos entender a aliança segundo a perspectiva de Deus pois ela é a base para a leitura espiritual e para o trabalho da intercessão profética.

Jeremias  11 : 2  “ Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança “

Jeremias  34 : 13  “ Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu fiz aliança com os vossos pais “

Amós  2 : 4  “ porque rejeitaram  lei do Senhor e não guardaram a sua aliança “

Oséias  6 : 7  “ Mas eles traspassaram a aliança com Adão “

Daniel  9 : 11  “ o juramento que está escrito na Lei de Moisés “

É importante entender que quando o intercessor faz a leitura espiritual, ele realiza com base na aliança de Deus com os moradores da terra.

Atos 3 : 22 – 25  “ Vos sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com os vossos pais “

Esta leitura espiritual capacita os intercessores a verem segundo a ótica de Deus, e com base na aliança revelar as causas e motivos das transgressões.

 Isaías  1 : 10 – 11  “ a multidão dos vossos sacrifícios “ ; o profeta está comparando a Judá  essas cidade por causa de sua grande infidelidade.

Pois sua declaração aponta para a perspectiva do culto aceitável a Deus, mas por causa da rebeldia da Nação eles estavam cometendo o pecado de Idolatria.

Jeremias  2 : 19  “ A tua malícia te castigará e as tuas apostasias te repreenderão “

Tanto Isaías como Jeremias fazem leitura espiritual com base na aliança de Deus e evidenciam o castigo de Deus nas suas transgressões, a evidência do mal por causa do pecado é o castigo de Deus.

Hebreus  12 : 6 “ porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho “ ; o vício de atribuirmos tudo a Satanás

Importante entender que Deus busca através do castigo, levar o povo ao arrependimento para que Ele não tenha que lançar juízo sobre o Seu povo.

Encontramos em Levíticos cap. 26 e Deuterônomio cap.28 algumas evidências do castigo de Deus, que podem nos ajudar na leitura espiritual quando ocorre a quebra da aliança de Deus pelo homem.

     Levíticos  26:

-          (14 – 17 )  Primeira etapa do castigo
-          (18)  Segunda etapa do castigo 7 x mais
-          (21)  Terceira etapa do castigo 7 x 7 = 49
-          (24)  Quarta etapa do castigo  7 x 7 x 7 = 343
-          (28)  Quinta etapa do castigo  7 x 7 x 7 x 7 = 2401

   Portanto para sermos efetivo na leitura espiritual é necessário conhecer o agir do Senhor com base em sua aliança feita com os moradores da Terra, pois na aliança de Deus é onde manifestasse o propósito do Senhor e suas promessas.

   Observação: O que Deus avalia a respeito do reinado de todos os reis é se eles fizeram aliança exclusiva com Jeová ou não e se guardaram esta aliança.

    Para isto que os intercessores são estabelecidos para fazerem leitura espiritual com base na revelação de Deus para os povos e nações, e manifestarem os desígnios de Deus e Sua vontade.

Pois Ele nunca invalidará uma aliança.

Abraços,

Em Cristo,

C. Alexandre, profeta

Um comentário:

O Mover do Espírito Santo disse...

Obrigada!

O estudo foi muito edificante.

Graça e Paz!