domingo, 5 de junho de 2011

O propósito profético na intercessão





Estamos iniciando um estudo sobre intercessão profética, e como aplicar essa intercessão na Igreja local, a cada semana estaremos postando algo sobre o assunto.

Como nós como intercessores podemos influenciar as nossas vidas e mover Céu e Terra ao nosso redor. A intercessão é diferente da oração, a intercessão é algo que vai mudar o que está acontecendo nas regiões celestiais.


“ Deus trata como mundo através da oração. Quanto mais oração houver no mundo, melhor o mundo será, mais poderosas e eficaz será a luta contra o mal.”

1.) O propósito profético na intercessão 


Quando Deus cria o homem através do poder criativo de sua palavra, encontramos em sua palavra que no exato momento de sua criação ele traça um plano para a eternidade.
Neste momento Deus estabelece para o homem um propósito, por se tratar de um plano eterno, chamaremos de um propósito eterno onde Deus manifesta uma missão ao homem. 

Efésios 3 : 9 –11 “ O propósito eterno “

Quando olhamos para o que Paulo escreve nesta carta, ele fala de um mistério que durante séculos esteve oculto em Deus, interessante pois esteve escondido em Deus para um tempo determinado para um propósito determinado.
Ele está falando sobre o propósito e missão que Deus planejou para o homem executar aqui na Terra desde da sua criação.

Gênesis 1 : 26 “ Façamos o homem a nossa imagem conforme nossa semelhança " ; interessante o nome Adão significa homem , ou ser humano, em tese Deus fez um homem e o chamou de “ Homem “

Neste momento quando Deus cria o homem, Ele define como será realizado, conforme sua imagem que em hebraico é “ tselem “ que significa sombra, fantasma ou aparição; e conforme sua semelhança em hebraico é “demuwth “ que significa comparável.
Observação: Olhar para o homem Adão e ver parecido como Deus.

Uma aparição é algo que muitas vezes pensa que se vê, mas quando se observa mais de perto descobre que seus olhos o enganaram, quando olhamos para a revelação da criação do homem é algo notável pois Adão foi criado muito semelhante a Deus.
Podemos definir que o propósito de Deus em si era que ele queria se manifestar nesta Terra através do homem, para isto teria que fazer o homem a sua imagem e semelhança

Gênesis 1 : 26 “ e domine sobre toda a sua criação “
A intenção inicial de Deus era que Adão e Eva e os seus descendentes exercesse domínio sobre toda a terra e sobre toda a sua criação.

Observação: O propósito eterno de Deus era que o homem exercesse domínio sobre toda a Terra.
Portanto Deus não abandonou seu direito de propriedade sobre a Terra mas Ele atribuiu ao homem a responsabilidade de governá-la. 

Gênesis 2 : 15 “ cultivar e o guardar” ; significa zelar ou proteger, ser o representante de Deus aqui na Terra
Adão era o vigia ou o guarda de Deus sobre a Terra, o zelador o seu representante.

Salmos 8 : 5 –6 “ ..o domínio sobre todas as obras de Tuas mãos “

Existe um momento nas escrituras em que o propósito e a missão estão unidos entre si que nos ajuda a entendermos a nossa posição no ministério.

Gênesis 1 : 28 “ A missão para cumprir o propósito eterno “ ; o momento em que o propósito e missão estão unidos.

A primeira ordem que Deus passa ao homem é para que ele frutificasse que desse fruto segundo a sua espécie. Que tipo de fruto temos gerado ?
E multiplicasse a sua semente e o seu trabalho, e enchesse a Terra com a sua espécie, para que toda a Terra estivesse cheia da glória de Deus.

Habacuque 2 : 14 “ como as águas cobrem o mar..” ; o propósito eterno

Neste momento algo notável iremos encontrar quando Deus ordena para que o homem sujeitasse, a palavra em hebraico é “ scabax “ que significa esmagar com o pé, separar o bem do mal usando a força, o homem recebe a incumbência de subjugar sobre toda a Terra.
E finalmente Deus ordena para o homem dominar a Terra, a palavra em hebraico “ radar “ que significa expandir, conquistar, quer aonde o homem exercerá domínio, aonde puser a planta dos seus pés segundo o princípio dado a Josué.
A autoridade de Adão para sujeitar e dominar sobre toda a Terra foi tão completa e definitiva que ele, e não apenas Deus, somente ele tinha a capacidade de transferir a outro,
Para que o homem pudesse exercer sua autoridade para sujeitar e dominar sobre toda a Terra ele precisaria do livre-arbítrio, que é a capacidade de decidir dada por Deus.

Gênesis 3 : 1 – 7 “ A tentação de Eva e a queda do homem “

Quando houve a queda de Adão e Eva, desobedecendo a ordem de Deus, o homem deixa de exercer o domínio que Deus deu a ele sobre toda a Terra.
Interessante que Satanás sabia que para o homem sujeitar e dominar a Terra ele precisaria do livre-arbítrio.
Portanto o objeto da tentação usada por Satanás, foi fazer o homem usar o livre-arbítrio de uma forma que desobedecesse abertamente a Deus.
Com o pecado do homem o propósito e a missão foram separados e interrompidos pelo próprio homem.
Gênesis 9 : 1 “ O homem perde o entendimento do seu propósito na Terra” 

Quando Deus busca um homem e encontra Noé, manifesta o seu desejo de fazer uma aliança e após o dilúvio o Senhor comunica parte do seu propósito que foi perdido lá no Jardim do Éden ao homem.

Lamentações 5 : 16 “ caiu a coroa da nossa cabeça...”

Esta expressão afirma que o homem com o pecado perdeu o direito de dominar sobre toda a criação dado por Deus.

Romanos 5 : 19 “ Quando Adão caiu Deus enviou Jesus, o último Adão para completar o propósito original"


Observação: A revelação da cruz ? Adão e Jesus.


A nossa intercessão é apenas uma extensão da obra intercessora de Jesus na Cruz pois ela se aplica em dois momentos. 

Deus - reconciliá-los com os – homens – 
separar-nos – Satanás. 


Ela produz reconciliação entre Deus e os homens e nos separa da astúcias de Satanás.

Nenhum comentário: